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Posted on 21 abr , 2013 | 0 comments

As Fibras

Aposto que você já deve ter ouvido falar a respeito de “FIBRAS” muitas vezes, por muitas pessoas, principalmente nos dias atuais que a alimentação vem sendo um assunto bem recorrente. E alguma dessas vezes você já parou para se questionar sobre “o que são (as famosas) FIBRAS”? Pois é, inúmeros especialistas comentam a respeito desse assunto justamente porque esses nutrientes nos trazem muitos benefícios. O importante é saber dosar as fibras, para que não haja o excesso, nem a falta.

Então, vamos à definição básica, para facilitar o entendimento na importância desses alimentos na nossa vida. As fibras são moléculas que não são absorvidas e nem digeridas pelo organismo, divididas em solúveis (diluídas em água) e insolúveis (não diluídas em água). Sua principal função é servir de “vassourinha”, ou seja, limpar o nosso organismo das toxinas que não são úteis para o processo de desenvolvimento. Favorece no funcionamento do sistema gastrointestinal, evitando constipações (prisões de ventre), ajudando no trânsito intestinal e evitando problemas intestinais, doenças cardiovasculares, entre outras.

As-Fibras

Um fator super positivo para que façamos a ingestão de alimentos que contenham fibras com mais frequência, é que são encontrados no supermercado, são alimentos simples, mas que a maioria dos brasileiros não consome. Como por exemplo, frutas, legumes, sementes, cereais… Para que possamos ter uma noção um pouco mais precisa, a nutricionista Lais Aliberti listou alguns alimentos e a respectiva quantidade de fibras que eles contêm, estão entre os 10 que mais contém fibras e são fáceis de encontrar:

- Feijão carioca: 1 concha tem o mesmo que 1 caqui chocolate: 7,3 g de fibras solúveis;
- Arroz integral cozido: 4 colheres (sopa) possuem 3,8 g de fibras insolúveis;
- Pão de forma de trigo integral: 2 fatias apresentam 3,5 g de fibras insolúveis;
- Pipoca: 2 xícaras e meia (chá) proporcionam 3,2 g de fibras solúveis;
- Alface: 15 folhas apresentam 2,8 g de fibras insolúveis;
- Beterraba: fornece 1,4 g de fibras insolúveis a cada 2 colheres (sopa).

Além disso, as fibras reduzem o nosso apetite (em função da sensação de saciedade que nos transmitem), impedem o acúmulo de gorduras, trabalham para a redução de doenças crônicas, diabetes e alguns tipos de câncer.

E você, tem utilizado fibras na sua alimentação? Se sim, está sendo na quantidade certa?

É para isso que o www.emagrecercomdietas.com.br está aqui! Acrescente seus comentários e dúvidas, a troca de informações também é uma ótima alternativa para que está buscando uma inovação alimentar! Deixe sua opinião e comentário abaixo.

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