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Posted on 21 abr , 2013 | 0 comments

As Proteínas

As proteínas são uma excelente fonte de nutrientes, como já vimos em artigos anteriores, de forma mais abrangente. Hoje falaremos com mais detalhes a respeito, trazendo os aspectos bons da proteína na alimentação, a melhor maneira de ingerir esse nutriente, a verdadeira função no nosso organismo, os tipos de proteína que devemos comer e seus benefícios. Um aspecto muito importante e que não é tão comentado, nem pelos especialistas, é que uma alimentação à base de proteína é muito saudável, não só para as pessoas que estão fazendo algum tipo de dieta ou reeducação alimentar.

Composta por um grande grupo de aminoácidos (moléculas orgânicas) as proteínas estão presentes no nosso organismo com o objetivo de manter trabalhando os processos metabólicos e fisiológicos ligados ao exercício físico. Com a ajuda de algumas substâncias já presentes no organismo, o nosso corpo produz uma parte desses aminoácidos, que são chamados de NÃO ESSENCIAIS. E os aminoácidos que não são produzidos naturalmente, precisando da ingestão de alguns alimentos proteicos para o andamento do processo, são chamamos de ESSENCIAIS.

As-Proteínas

Na alimentação existem as proteínas de origem VEGETAL, por exemplo, frutas, lentilhas, soja e etc. Essas não são classificadas como as ideais pelos especialistas, porque sozinhas não fazem a nutrição completa. E, também existem as de origem ANIMAL, por exemplo, carnes, ovos, leite e derivados. Essas são as classificadas como as ideais por possuírem nutrientes suficientes para as necessidades do nosso organismo.

Sendo uma ótima fonte de nutrientes (como citado no início) as proteínas podem nos beneficiar, pois possuem substâncias que trabalham na reparação dos tecidos ajudando na regeneração de cicatrizes e machucados, ajudam na formação de anticorpos, trabalham na neutralização do Ph do sangue (equilíbrio ácido) e formam neurotransmissores que atuam no sistema nervoso central produzindo a serotonina (hormônio que nos dá a sensação de bem estar).

Os tipos de proteínas que devemos usar são as mais simples, não estamos falando aqui de nenhum tipo de vitamina à parte, as disponíveis nos supermercados como carnes, ovos, vegetais (que devem ser ingeridos de maneira conjunta, para uma nutrição completa), leites, queijos, iogurtes… Já servem como uma boa base alimentar. Inclusive, existem algumas dietas que são feitas com base na ingestão exclusiva de proteínas, o que não é o ideal, pois assim o organismo fica carente de outras vitaminas e pode gerar algumas deficiências no nosso organismo. Veja uma Receita de Proteínas.

Aqui, no emagrecercomdietas.com.br certamente você vai encontrar receitas baseadas em proteínas para ajudar na sua reeducação alimentar, não deixe de acompanhar!

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