Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted on 18 abr , 2013 | 0 comments

Emagreça usando as emoções!

Em inúmeros aspectos, desde que a humanidade existe, o “carro chefe” das nossas atitudes são as nossas emoções. Usamos as emoções para tudo na vida, situações boas, situações ruins, situações alegres, situações tristes, situações angustiantes… E, sem termos ciência disso, as emoções regem o nosso dia a dia. Fazendo com que todos os nossos atos sejam consequências do nosso estado emocional, inclusive o ato de COMER.

Com o passar dos anos, infelizmente, a alimentação se tornou uma “válvula de escape” para a maioria de nós, por exemplo, nós comemos nos momentos de angústia, nós comemos nos momentos de tristeza, nós comemos nos momentos de medo e assim sucessivamente, essa relação se criou com uma base negativa. Só comemos para fugir do que nos causa algum tipo de prejuízo emocional.

E, segundo uma especialista no assunto, a americana Tricia Nelson, nós comemos com as emoções por três motivos básicos: aliviar uma dor ou desconforto emocional, “escape” da realidade e como forma de punição ou conformismo.

Além disso, por pior que seja, comer se tornou um vício muito mais do que uma necessidade humana e fisiológica. Desde os primórdios, a alimentação era necessária, mas nem sempre as pessoas eram viciadas nisso. Para comprovar essa informação, é possível analisarmos a seguinte estatística: No século XVIII as pessoas consumiam uma média de 2 kg de açúcar por ano, nos dias atuais a média de consumo de açúcar por ano é de 65 kg. Dados mencionados pela Dra. Nicola Bird (psicoterapeuta PhD americana).

É importante, também que façamos uma análise ampla sobre a nossa relação com a comida. Nos dar conta de que estamos comendo por causa das emoções é um passo bem importante e pode dar vazão à todos os outros. Quando tivermos vontade de comer aquele pedaço de pizza, é importante que possamos PARAR, e pensar no que estamos sentindo, como por exemplo, saudade, stress, falta de alguém, ou de alguma situação… Enfim, notamos o que sentimos, comemos o pedaço de pizza, e estaremos prontos para a próxima, quando conseguiremos identificar melhor o que estaremos sentindo e assim saberemos agir de maneira diferente, aprimorando cada vez mais o nosso autoconhecimento em relação às refeições.

emagreça-usando-as-emoções

O grande segredo é criar o hábito, e essa é a parte mais fácil, no momento que conseguimos controlar as nossas emoções. Essa sim é a parte mais difícil e a que devemos dispor de mais força de vontade e determinação, pois o nosso consciente mais o inconsciente têm emoções que nem podemos imaginar!

E você? Como se sente ao pensar na sua relação com a comida? Deixe sua opinião e comentário abaixo.

Emagreça usando as emoções! 5.00/5 (100.00%) 1 vote
P.S: Se quiser um treinamento completo, passo-a-passo para emagrecer com poucos minutos por dia, eu recomendo ESTE. Atenciosamente, Thiago Silva

Seguir Emagrecer com Dietas por e-mail:

Curtir no Facebook Emagrecer Com Dietas

Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

HTML tags are not allowed.