Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Posted on 29 abr , 2013 | 0 comments

Metabolismo: homens X mulheres

Metabolismo é uma palavra muito utilizada, especialmente entre as pessoas que se interessam pelo assunto emagrecimento, mas muitas vezes não temos a clareza do que isso pode significar e acaba, que o entendimento de determinadas orientações fica comprometido, em função disso, hoje o emagrecercomdietas.com.br vai esclarecer o verdadeiro sentido desse processo e ainda mostrar algumas diferenças básicas nos homens e nas mulheres.

metabolismo-homem-mulher

O conjunto de reações químicas do nosso organismo responsável pelo consumo de energia e pela produção ou modificação de moléculas, é chamado de metabolismo. O que é bem diferente no organismo feminino do organismo masculino, considerando como fatores principais o sexo, idade, peso, altura nível de atividade física.  Não temos como julgar se o processo metabólico é melhor no homem ou na mulher, porque são organismos completamente diferentes e com necessidades e funções bem distintas. O importante é conhecer um ao outro para facilitar o nosso processo de perda ou manutenção de peso.

Muitas vezes ouvimos falar que as mulheres têm mais dificuldade de emagrecer do que os homens, e entendemos isso como um fator negativo, o que não deve funcionar assim, pois o processo orgânico da mulher é outro, por exemplo, enquanto o corpo feminino tem uma função reprodutora, o masculino tem um corpo mais resistente a fatores externos.

Outra diferença bem importante é que os homens têm muito mais músculos desenvolvidos que as mulheres, ou seja, mais massa magra que é o que facilita a queima de calorias e produção de energias. Então, além de terem mais músculos eles têm mais energia para a prática de exercícios, isso sem considerar nenhum aspecto externo, porque se a mulher pratica exercício a possibilidade de aumentar a massa magra é total. A concentração de gordura na mulher fica no abdômen, coxas e bunda, enquanto que no homem é só na região abdominal.

O Metabolismo Basal, que é a quantidade mínima de energia que um organismo necessita para manter as funções vitais do organismo em parado é um mecanismo que pode ser bem favorável para que você calcule o que é necessário para viver e o que você tem ingerido, assim pode organizar um programa de emagrecimento conhecendo o funcionamento, sempre com o consentimento de um especialista.

Segue uma tabela que pode ajudar você a fazer esse cálculo:

P = peso; A = altura; I = idade; AF = nível de atividade física.

Mulheres: 655 + (9.6 x P) + (1.8 x A) – (4.7 x I) = Total x AF = número de kcal

Homens: 665 + (14 x P) + (5 x A) – (6.7 x I) = Total x AF = número de kcal

E como anda o seu Metabolismo basal? Qual a quantidade de calorias que você precisa e qual a quantidade que você anda ingerindo? Deixe sua opinião e comentário abaixo.

Deixe sua Avaliação
P.S: Se quiser um treinamento completo, passo-a-passo para emagrecer com poucos minutos por dia, eu recomendo ESTE. Atenciosamente, Thiago Silva

Seguir Emagrecer com Dietas por e-mail:

Curtir no Facebook Emagrecer Com Dietas

Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

HTML tags are not allowed.